Saúde – Capital Humano e Internacionalização

O sector da Saúde em Portugal enfrenta hoje um conjunto desafios decorrentes do contexto actual. O envelhecimento da população, o aumento acentuado da procura de cuidados de saúde, a escassez de recursos e capital humano especializado nalgumas áreas e, numa óptica concorrencial, o aumento da competição a nível global. Tais desafios oferecem também oportunidades a um vasto conjunto de stakeholders públicos e privados, entre empresas, universidades, centros de investigação e unidades do Sistema Nacional de Saúde.

O Capital Humano e o Talento dos que trabalham neste sector será um dos factores críticos de sucesso para superar estes desafios e contribuir para novas abordagens por parte dos agentes desta área estratégica: a valorização do conhecimento e da inovação, a promoção de um clima de cooperação/ competição e o enriquecimento da cadeia de valor da Saúde, com reflexos na qualidade da oferta e da própria exportação de produtos e serviços.

Numa altura em que esta área representa já 10% do PIB, pretendemos, neste evento, compreender as questões-chave, inerentes ao desenvolvimento do Capital Humano, bem como compreender os factores que permitam alavancar internacionalmente Portugal enquanto país de referência na área da Saúde